Contaminação

Antes de qualquer procedimento (na bancada ou no fluxo, por exemplo) é muito importante limpar corretamente a sua área de trabalho. Sabemos que qualquer tipo de contaminação pode prejudicar o seu trabalho e, consequentemente, perder o seu tempo e os seus reagentes.

Existem diversas maneiras de limpar o lab, e aqui vão algumas delas:

1) Etanol 70%: O mais famoso! Além de ser um bom antiséptico (destrói microorganismos presentes em tecidos vivos, no caso, para limpeza das mãos), possui excelente atividade contra bactérias gram positivas e negativas, por desnaturação proteica. Pode ser comprado em frascos nesta concentração ou em frascos de etanol absoluto e realizar a diluição no lab.

2) Hipoclorito de sódio: Também famoso nos laboratórios, elimina bactérias, fungos e alguns tipos de vírus (dependendo da concentração). Pode ser utilizado como desinfetante de baixo a alto nível, além de apresentar ação rápida e baixo custo. Não se esqueça: ele é corrosivo em metais, tecidos de algodão e sintéticos.

3) Formol: Possui ação contra fungos, virus e bactérias, porém tem ação lenta. Quando em concentração de 5%, necessita de 6 a 12 horas para agir como bactericida e de 18 horas, a 8%, para agir como esporicida. Pode ser utilizado em ambientes de cultura celular, para potencializar a limpeza. Não se esqueça: possui odor forte e irritante, alta toxicidade (podendo até irritar mucosas) e carcinogênico.

4) Luz ultravioleta: com ação germicida, é muito utilizada em laboratórios de Biologia Molecular. Dependendo do comprimento de onda, também é utilizada para visualização de géis corados com brometo de etídeo. Não se esqueça: pode causar irritação nos olhos se expostos de 30min a 24h, além de causar câncer de pele.

Para maior praticidade, existem no mercado diversos limpadores que possuem em sua fórmula vários componentes, para agir de uma vez só! Um exemplo disso é o TermiDNAtor, da Biotools. Além de remover bactérias, fungos e virus, também age contra os ácidos nucleicos (DNA ou RNA).

Com todas essas “armas”, seu lab ficará limpo e sem problemas de contaminação! Que beleza…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>